Menu

The Love of Batchelor 381

plantlocust4's blog

Mestrados Profissionais Em Universidades Públicas Do Brasil

Conhecendo Gêneros Discursivos


O que é Mestrado? Qual o papel do Orientador e do Orientando? Vocês estão prestes a investir uma parcela significativa de tuas vidas no Curso de Mestrado em Informática da UFPb. Acreditamos prudente, pra todos os envolvidos, falar alguns assuntos relacionados com esse teu (nosso!) investimento para tentarmos, juntos, voltar a um modus operandi aceitável e fazer de sua estadia neste local uma experiência enriquecedora.


O que é o Mestrado?

Vamos responder a 3 perguntas da máxima gravidade: O que é o Mestrado? Qual é o papel do Orientando? Qual é o papel do Orientador? Discutiremos ainda avaliação e acompanhamento e sugestões pra escrever bem. O que é o Mestrado? O papel do Mestrado é transformar você num mestre. A defesa da tese é apenas um formalismo (interessante) para evidenciar o fato perante a comunidade científica.


Infelizmente, acontece, mais freqüentemente do que seria desejável, um aluno proteger uma tese de mestrado e receber o diploma sem ser mestre. Acontece bem como o contrário: um aluno de imediato ser mestre quando inicia o programa de mestrado, mas não tendo o diploma para certificar o fato. Por que falamos disso? Dez Websites Que Oferecem Cursos A respeito do Mundo Digital Grátis , pelo motivo de desejamos ir nossa idéia a respeito do que é um mestre: é uma pessoa que consegue definir problemas não triviais sozinho, procurando e avaliando caminhos promissores, e produzindo um efeito que possa sofrer o ver crítico dos especialistas.


Visto desse ângulo, Universidade De Enfermagem Nova Expectativa compreenderão o parágrafo anterior: há quem saiba fazer isso ao começar mestrado e há quem não o saiba, mesmo depois de defender a tese. Em segundo território, desejamos desfazer uma idéia que a maioria dos alunos tem sobre o mestrado. Não é o objetivo do mestrado transformá-lo num expert em alguma área de informática (a título de exemplo, redes de pcs ou gerência de redes).


Repetimos: não é isto o propósito do mestrado. Você vai acabar sabendo um bocado de coisas sobre a área que você escolher pra montar teu trabalho de tese, não tenho dúvida. Você poderá até se tornar expert nessa área. Mas, ser um mestre não é somente (nem sequer principalmente) isso. É ser qualificado de atacar outros problemas quaisquer e aparecer a excelente termo.


Teu cenário de tese é apenas um “estudo de caso” para salientar que você é capaz de desenvolver um trabalho não trivial de forma independente. Amanhã, serão outros os problemas a solucionar e você definitivamente não deveria ser obrigado a defender outra tese pra se habilitar, não encontra? Lembre disso: você quer se tornar um mestre e não um especialista em, digamos, gerência de redes.


Falamos acima de transformação em mestre. Lembre que quem vai realizar essa transformação é você. O interesse é teu. Neste local vai uma lista do que consideramos teu papel, como aluno. Pense nos itens à luz do que falamos até já. Seja franco. Se tem um pepino, converse com teu Orientador. O Orientador também vai ter que ser franco. É uma legal forma de encurtar o tempo total empregado no trabalho. Chegue preparado pras discussões. Se você não está preparado, faça seu serviço de residência primeiro e venha falar. Isto não ou seja que você precisa retirar todas tuas questões sozinho. O Orientador está nesse lugar pra tirar perguntas. É uma dúvida de quantidade.

  1. Bolsas no Nação - Condições (volta ao índice)
  2. Wendell Soares Martins
  3. Inside the TOEFL Test zoom_out_map
  4. 08/06/dez 17:Onze - zuila
  5. Pela mesma entrevista à BBC Brasil
  6. De modo algum - Respondeu
  7. EDINGER, Edward F. MBA, Especialização Ou Mestrado: Principais Diferenças , SP, Cultrix, 1989
  8. Falta de recompensa intrínseca

Não tenha pânico de falar com ele, porém tente ser um mestre primeiro: o intuito todo é este. Logo procure soluções possíveis, papers, referências e não desista na primeira leitura. Você não podes exigir do seu orientador que ele faça seu trabalho (ele imediatamente é mestre, supostamente …). Você faz. Ele pode guiar e ajudar. Aprenda a utilizar a danada da crase!


Ler coisas tuas cheias de erros de português nos deixa de mau humor e você não quer isso, não é … ? Um errinho por aqui acolá se perdoa, ninguém é ótimo. Saiba ler inglês perfeitamente. Pela informática, não tem outro jeito. Siga o cronograma instituído. Você é quem mais vai ganhar com isso. Seu cronograma de trabalho será a todo o momento negociado entre você e o Orientador, nunca imposto por ele. Ele pode fazer uma pressãozinha contudo nunca aceite um cronograma que você não ache factível. Uma vez negociado o cronograma, cumpra-o. Se você visualizar que não vai cumprir e tua consciência estiver limpa quanto ao esforço desprendido, rediscuta com ele o cronograma.

Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.